A Copa de 2022 está chegando e a emoção começa a subir! O momento mais aguardado do ano está cada vez mais próximo, e junto dela a expectativa com a tecnologia também aumenta.
Esse ano a Copa será no Qatar, um país de população menor que 3 milhões de habitantes, mas que carrega o título de um dos países mais tecnológicos e ricos do mundo.
Apesar de ser um país pequeno em extensão, o Qatar tem grande importância econômica por possuir uma das maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo.
Mas afinal, o que devemos esperar das tecnologias da Copa de 2022?
Com a projeção de investimento proposto de US$ 220 bilhões, a expectativa é que o Qatar 22 entra para a história sendo a Copa mais cara já feita.
E algumas das inovações planejadas são:
Inteligência artificial:
A FIFA irá utilizar um sistema semiautomático com inteligência artificial (IA), com o objetivo de marcar os impedimentos, prometendo reduzir o tempo de VAR.
Serão instaladas ao todo 12 câmeras que irão captar até 29 pontos dos corpos dos jogadores durante o jogo.
Camisetas e bolas inteligentes:
As camisetas dos jogadores serão equipadas com IoT (Internet das Coisas – usada para conectar objetos à rede) que vão auxiliar no treinamento a partir de micro sensores instalados no tecido. Portanto, será computado a temperatura corporal, nível de estresse, sinais vitais, respiração e hidratação.
Já as bolas terão um chip de geolocalização sensível ao toque, ou seja, o posicionamento será registrado e enviado a um software que será repassado para os operadores do VAR em questão de segundos. Isso também permitirá a produção de imagens 3D que serão compartilhadas nos telões.
Estádio desmontável:
Construído em cima de contêineres, o estádio 974 foi construído com a intenção de se tornar desmontável, podendo ser desfeito após o final torneio. Mas, a sua diferença para os demais estádios disponíveis para as partidas não está somente na questão de ser desmontável, ele será o único a não ter tecnologia de resfriamento avançada instalada.
Cidade inteligente:
A capital do Qatar será conectada com sensores por toda a sua extensão. Isso permitirá aos turistas e visitantes planejar as melhores rotas a partir de informações transmitidas em tempo real, como o trânsito e o sistema de transporte. Toda essa tecnologia será instalada pelo Qatar Mobility Innovations Centre (QMIC).
Smart Wi-fi:
A ElPalm, por meio de painéis solares e fotovoltaicos bifaciais, irá gerar energia que poderá ser utilizada para carregar seu celular, além de ser um ponto de acesso Wi-Fi. Contudo, não é só isso que ele oferece, o aparelho também possui resfriamento por névoa, iluminação e câmeras de vigilância.
E aí? O que achou das novas tecnologias que nos aguardam?
Apesar de ser a primeira Copa em um país árabe, estamos tendo grandes demonstrações do que podemos aguardar para esse evento mundial.