Dra. Larissa Viana
Clínica de Dermatologia Larissa Viana | Guarulhos/SP | RQE303433 – Dermatologia | RQE30342 – Clínica Médica | CRM/SP 109322
Ainda existem muitas dúvidas quando se fala em harmonização facial. Você já deve ter se perguntado, por exemplo, se toxina botulínica, ou preenchimento são iguais a harmonização facial. A resposta é sim! Na realidade, a harmonização do rosto é realizada com uma combinação de técnicas que incluem preenchedores, bioestimuladores de colágeno e toxina botulínica, aplicados em pontos estratégicos com o objetivo de criar uma harmonização ideal para o rosto de cada pessoa. Dentre as regiões que podem ser modificadas com esse conjunto de técnicas estão: correção do formato do nariz, rugas estáticas e dinâmicas, projeção da mandíbula e simetria e volume facial.
Não existe uma fórmula igual, ou quantidade de aplicações iguais para cada pessoa, pois todos somos únicos, e por isso, o profissional dermatologista analisa o paciente de forma integrada e define individualmente os pontos mais indicados para realizar essa harmonização do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura. Mas tudo de acordo com os objetivos de cada paciente, sem alterar as características naturais.
Umas das substâncias mais utilizadas e versáteis tanto na harmonização facial feminina como na masculina é a hidroxiapatita de cálcio, um bioestimulador de colágeno chamado comercialmente de Radiesse. Substância sintética, porém biocompatível com nosso organismo, que promove a estimulação de colágeno e contribui para a elasticidade e resistência da pele e ossos.
Mas existe idade ideal para realizar esse procedimento?
Não, não há idade mínima para realizar harmonização facial, mas existe a indicação. Além de tratar a flacidez facial, também é possível preveni-la. O conjunto de procedimentos analisa o rosto como um todo, e realiza a diminuição das marcas de expressão, flacidez e sinais do envelhecimento de forma natural e progressiva.
Após a análise feita pelo dermatologista e definição de tratamentos a serem utilizados, é iniciada a realização dos procedimentos, respeitando sempre o tempo necessário de intervalo entre as sessões e a sensibilidade de cada pessoa. Cada procedimento tem duração, em média, de 40 minutos, contando com a aplicação da pomada anestésica no local. Um dos principais receios dos pacientes está relacionado à dor. Porém todos os procedimentos realizados são minimamente invasivos, causando um desconforto mínimo, pois age em camadas superficiais da pele. Dependendo da sensibilidade do paciente é utilizado o anestésico local.
Como é a recuperação da Harmonização Facial?
Claro que a recuperação é algo muito particular, de resposta de cada paciente. Mas de modo geral, é possível voltar a rotina normal no dia seguinte da aplicação, só evitando a exposição solar para evitar manchas.
Os resultados podem ser observados já após a primeira aplicação e tem duração de até 2 anos, dependendo da substância aplicada. Antes de realizar qualquer procedimento estético procure por profissionais qualificados que respeitem principalmente a sua beleza natural.