Natal, a última festa do ano e uma das mais importantes, momento de alegria e união. Rever a família e compartilhar presentes, junto a emoção do Papai Noel, a melhor parte do dia, ver as crianças animadas e ansiosas para se encontrar com o velhinho que se veste de vermelho.
Criar novas lembranças para serem compartilhadas no futuro com outras pessoas ou relembrar com a família. Comemorar a vida e com a mesa farta de comidas deliciosas típicas do Natal, como panetone e a rabanada.
E então estaremos a poucos dias para encerrar mais um ciclo, um ano repleto de conquistas maravilhosas.
A origem do Natal
Você sabe quando surgiu o Natal?
O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro em comemoração ao nascimento do menino Jesus que traz esperança e tempo de renovação ao espírito natalino.
A data comemorativa teve início nas festas pagãs realizadas na antiguidade pelos romanos para comemorar a chegada do inverno. Outros povos também celebravam essa data, como os mesopotâmicos que comemoravam o “Zagmuk”, onde um homem era sacrificado para evitar o despertar de alguns monstros no final do ano.
O termo de Natal tem origem do termo “natalis” em latim, quanto a data foi escolhida pelo Papa Julius I (337-352) que por sua vez, foi decretada feriado nacional pelo Imperador Justiniano, em 529.
Cuidando da saúde no dia de Natal
O Natal não é desculpa para deixar a saúde de lado, em um dia especial como esse é comum encontrar diversos tipos de comida na mesa de jantar e comer em abundância, mas ainda é necessário se monitorar para não prejudicar a saúde.
Normalmente as carnes servidas no Natal, como o tender, são calóricas e ricas em gordura, nesse caso a melhor opção é optar por carne branca e magra, mas se você não deixa uma carne de porco de lado, o lombo é uma ótima escolha.
Temperar a comida com preparos caseiros ao invés de prontos que são comprados no mercado. Use e abuse da criatividade ao preparar a comida, seja brincando com o doce e salgado ou em temperos naturais.
Consumir bastante água, o líquido ajuda na desintoxicação do organismo, principalmente quando ingere álcool.
A reflexão em clima natalino
Final de ano, momento para sentar e refletir tudo o que aconteceu durante todo esse período, as conquistas e até mesmo as perdas, as lembranças são a virtude da vida.
Pensar e compartilhar os momentos mais marcantes uns com os outros, contando sobre as aventuras que passaram ao decorrer do ano e dar risada do que aconteceu, enquanto está reunido com a família ou amigos, são formas incríveis de se criar mais memórias especiais.
União
Marcar de rever a família e os amigos que já não via há muito tempo, compartilhar presentes ou fazer o famoso “amigo secreto” traz uma felicidade sem igual às nossas vidas.
E é nesse instante que pensamos sobre o verdadeiro significado do Natal, a união. O dia mais especial do ano não foi feito para dar e receber presentes, mas transbordar amor entre as pessoas, estejam elas próximas ou distantes.