O Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro no Brasil, tem raízes na tradição cristã. Nessa data, a Igreja Católica celebra o Dia de São Lucas, um santo que, durante sua vida, foi médico e, por isso, é reverenciado como o padroeiro dos médicos pelos católicos. No livro de Colosssenses, Paulo se refere a ele como “O Médico Amado”.
São Lucas, padroeiro dos médicos na tradição católica, foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica, precedido pelos evangelhos de Mateus e Marcos. Além de ser um evangelista, ele é também autor do “Ato dos Apóstolos,” que complementa os relatos sobre a vida e os feitos do Messias.
Embora não tenha conhecido pessoalmente Jesus, São Lucas baseou seus textos nas histórias testemunhadas por pessoas que presenciaram a vida e a crucificação de Cristo. Lucas Acredita-se que, além de médico, São Lucas também era pintor, historiador e músico. Sua conversão ao cristianismo ocorreu após seu estudo da Medicina em Antioquia, uma cidade que era um importante centro helênico na Ásia Menor, hoje território sírio. Embora a data exata de seu nascimento e morte não seja conhecida, São Lucas é considerado padroeiro dos médicos desde o século XV. Sua amizade com Paulo (São Paulo) e as referências à sua profissão na Bíblia são indícios de sua atuação como médico bondoso e dedicado.
Entende-se que Lucas foi amigo, médico e companheiro missionário de Paulo, amparando-o em oração e em suas aflições. Quando Paulo foi preso em Roma, Lucas estava com ele, e já próximo de sua morte Paulo escreve a Timóteo destacando que somente Lucas estva com ele. E, como se sabe, Timoteo não conseguiu chegar antes de seu martírio, talvez Lucas tenha sido o único a apoiá-lo em seus últimos dias.
Já a instituição do Dia do Médico no Brasil é atribuída a Eurico Branco Ribeiro, um respeitado médico paranaense, nascido em 1902. Ele formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina de São Paulo em 1927 e, ao longo de sua carreira, tornou-se um renomado professor de cirurgia. Além de suas realizações médicas, Eurico Branco Ribeiro também foi escritor e filantropo, além de um devoto cristão. Seu profundo interesse na vida de São Lucas o levou a conduzir pesquisas sobre a vida e obra desse santo, resultando em diversas obras sobre o assunto
Uma de suas publicações mais notáveis foi “Médico, Pintor e Santo”, lançada em 1969. Essa obra de quatro volumes, com mais de 600 páginas, discute a vida e a influência de São Lucas na medicina e na arte. Na obra, Eurico Branco Ribeiro também relata que a Universidade de Pádua, na Itália, iniciou seu ano letivo em 1463, em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, que foi anunciado como o patrono do “Colégio dos Filósofos e Médicos”. Essa informação histórica respalda a conexão entre o Dia do Médico e a celebração de São Lucas.
Assim, o Dia do Médico no Brasil presta homenagem a São Lucas e reconhece o profundo comprometimento e a importância dos médicos na sociedade. É uma data para celebrar aqueles que dedicam suas vidas a cuidar da saúde e bem-estar das pessoas, inspirados por figuras como São Lucas, que se destacaram tanto na medicina quanto na fé.